Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Conselheiros de Trump e oficais russos trocaram pelo menos 18 mensagens

Entre abril e novembro de 2016, foram feitos pelo menos 18 contactos entre conselheiros de Trump e oficiais russos.

Conselheiros de Trump e oficais russos trocaram pelo menos 18 mensagens
Notícias ao Minuto

17:02 - 18/05/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Investigação

A polémica em torno das ligações de Donald Trump com a Rússia continuam. Segundo a Reuters, que cita fontes oficiais próximas da investigação à influência russa nas últimas eleições, vários conselheiros da campanha do agora Presidente norte-americano trocaram, durante sete meses, informações através de chamadas telefónicas e emails com oficiais russos

Entre estes conselheiros está Michael Flynn, antigo conselheiro de Segurança da Casa Branca, que foi demitido em fevereiro deste ano.

Durante o período entre abril e novembro de 2016 foram trocadas, pelo menos, 18 chamadas e emails, sendo que seis destes contactos foram estabelecidos com o embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Sergei Kislyak.

Já depois do dia 8 de novembro, data das eleições presidenciais, as conversas entre Flynn e Kislyak aceleraram, na tentativa de estabelecerem um canal de comunicação entre Trump e Putin, mesmo que para tal tivesse de ser ignorada alguma burocracia da Segurança Nacional norte-americana, disse uma das fontes à Reuters.

Mas os contactos entre os conselheiros de Trump e a Rússia não se ficaram pela relação próxima com o embaixador russo.

Para além destas seis chamadas, estão ainda envolvidos outros 12 contactos, por telefone ou por email, entre autoridades russas e pessoas próximas dos conselheiros de Trump e de Vladimir Putin. Um dos casos referidos é o de Viktor Medvedchuk, um oligarca ucraniano e político pró-Rússia.

Enquanto continua a polémica sobre a dimensão da relação entre a administração Trump e a Rússia, hoje ficou-se a saber que o ex-diretor do FBI Robert Mueller é o escolhido pelo Departamento de Justiça para liderar a investigação da alegada interferência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório