Meteorologia

  • 18 MAIO 2021
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Londres apoia projeto de quartel-general militar europeu

O Ministério da Defesa britânico anunciou hoje que apoia o projeto de um quartel-general militar europeu, mantendo no entanto a sua oposição a uma tal designação, o que até agora bloqueou a sua concretização.

Londres apoia projeto de quartel-general militar europeu

"Apoiamos a criação da CMPC (Capacidade Militar de Planeamento e Condução)", mais frequentemente designada de quartel-general militar europeu, declarou o porta-voz do Ministério da Defesa à agência France Presse.

"Estamos confiantes que será concluída amanhã (quinta-feira)", numa reunião dos ministros da Defesa em Bruxelas, adiantou.

O porta-voz advertiu, no entanto, que a CMPC "não é um quartel-general, pois só conta com 20 pessoas", mantendo a disputa semântica que levou os britânicos a oporem-se ao projeto inicialmente.

O centro de comando é um projeto emblemático da União Europeia no desenvolvimento de uma defesa europeia.

Em março, Londres aprovou, com os restantes 27 Estados membros, o princípio da criação daquela unidade que coordenará três missões militares de formação e aconselhamento da UE em África.

A União esperava criar formalmente a unidade esta semana, mas a recusa de Londres em aceitar o termo de "quartel-general operacional" utilizado em documentos para a descrever bloqueava a sua concretização.

No fim de semana, os outros 27 países do bloco propuseram uma nova versão dos documentos sem o termo "quartel-general operacional", mas no início da semana Londres ainda mantinha o veto.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório