Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Abrigo para animais do 'homem dos gatos de Aleppo' foi destruído

Mohammad Alaa Aljaleel tenciona continuar a resgatar animais nas ruas de Aleppo.

Abrigo para animais do 'homem dos gatos de Aleppo' foi destruído
Notícias ao Minuto

17:21 - 16/05/17 por Carolina Rico

Mundo Síria

Mohammad Alaa Aljaleel ficou conhecido como ‘homem dos gatos de Aleppo’ por ter construído um santuário para animais desalojados durante a guerra na Síria, Esse espaço foi completamente destruído, mas o sírio não abandonou a sua causa.

Com o avançar do conflito apareceram cada vez mais animais nas ruas, abandonados pelos donos que fugiram, perderam as suas casas durante os bombardeamentos ou morreram.

A Casa do Ernesto - nome do primeiro gato de Mohammad, começou por acolher seis gatos, mas chegou a ter 170.

As crianças da cidade também eram convidadas a visitar o abrigo, visto como um símbolo de resistência e bondade numa cidade devastada pela guerra.

Com a destruição deste espaço, o condutor de ambulâncias foi obrigado a fugir com os poucos gatos sobreviventes. A sua mulher e filhos ficaram na Turquia, mas Mohammad regressou à terra natal para continuar a salvar animais, num novo abrigo, agora com 25 gatos.

"Espero que um dia os meus filhos compreendam o que o seu pai fez", disse em entrevista à BBC. "E que o mundo lhes retribua a mesma bondade e misericórdia que eu dei a estes animais e humanos a precisarem de ajuda", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório