Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Processo de destituição do presidente das Filipinas foi rejeitado

Legisladores filipinos rejeitaram hoje o pedido de destituição do presidente Rodrigo Duterte na sequência de uma acusação de crimes contra a humanidade pela morte de milhares de pessoas durante as operações de luta contra estupefacientes.

Processo de destituição do presidente das Filipinas foi rejeitado
Notícias ao Minuto

11:18 - 15/05/17 por Lusa

Mundo Rodrigo Duterte

A Comissão de Justiça, na Câmara dos Representantes, dominado por aliados políticos de Duterte, disseram que a queixa "era suficiente" quanto à forma mas carecia de "substância" para ser considerada.

A decisão da comissão sobre o processo de destituição de Duterte - que incluía acusações de assassínio e corrupção -- já era esperada.

Mesmo assim, a oposição acredita que o processo contra o chefe de Estado das Filipinas pode vir a ser enviado para o Tribunal Penal Internacional por alegados crimes extrajudiciais cometidos nas Filipinas.

O processo de destituição teve início no passado mês de março.

De acordo com grupos de direitos humanos, as medidas de combate às drogas implementadas pelo presidente Duterte provocou a morte a mais de nove mil pessoas, entre traficantes e consumidores.

O governo, no dia 02 de maio, anunciou que o número de mortos não ultrapassa os 4.600, sendo que as pessoas abatidas durante as operações policiais estão relacionadas com o tráfico de estupefacientes.

Após o anúncio da decisão, o debate na Câmara dos Representantes ficou marcado pelos protestos da oposição que criticaram a maioria que apoia Duterte por não ter permitido que Gary Alejano, se pronunciasse sobre o assunto.

Alejano, membro da Câmara de Representantes, diz ser conhecedor das alegações sobre os assassinatos, assim como dos fundos do Estado que foram desviados para contas bancárias ligadas ao chefe de Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório