Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Com Brexit, acordo de paz da Irlanda do Norte "vai ter de se alterado"

O antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair considerou hoje que o Brexit vai obrigar a alterações ao acordo de paz de 1998 na Irlanda do Norte, numa conferência promovida pelo Partido Popular Europeu (centro-direita) na Irlanda.

Com Brexit, acordo de paz da Irlanda do Norte "vai ter de se alterado"
Notícias ao Minuto

13:56 - 12/05/17 por Lusa

Mundo Tony Blair

"O Acordo de Sexta-Feira Santa, ou acordo de Belfast, foi formulado a partir do princípio de que os dois países [Reino Unido e Irlanda] fazem parte da União Europeia", disse o trabalhista a uma plateia de eurodeputados do PPE em Newtownmountkennedy, em Wiclow, a sul de Dublin.

"Parte desse acordo precisa, portanto, de ser alterada" em caso de saída do Reino Unido da UE, acrescentou Blair, que participou nas negociações do acordo norte-irlandês na qualidade de primeiro-ministro.

O Acordo de Sexta-Feira Santa pôs fim a três décadas de violência entre protestantes unionistas, que defendem uma Irlanda do Norte parte do Reino Unido, e católicos republicanos, partidários de uma união com a Irlanda.

Segundo Blair, as emendas podem ser feitas com "um mínimo de dificuldade", desde que haja "boa vontade" das duas partes.

O ex-primeiro-ministro sublinhou por outro lado a importância de a UE e Londres chegarem a acordo para evitar o restabelecimento de uma "fronteira dura" entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, mas que "perturbações [são] inevitáveis e já estão a ocorrer".

"Se o Reino Unido e a República [da Irlanda] chegarem a acordo sobre a maneira de avançar [em relação à questão da] fronteira, teremos a melhor hipótese de limitar os estragos. É do interesse de todos, incluindo os parceiros europeus", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório