Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Demissão do diretor do FBI permite "um novo começo"

O procurador-geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions (na foto), disse que James Comey foi demitido na terça-feira do cargo de diretor do FBI porque a polícia federal norte-americana precisa de "um novo começo".

Demissão do diretor do FBI permite "um novo começo"
Notícias ao Minuto

06:53 - 10/05/17 por Lusa

Mundo Procuradora Geral da República

Numa carta dirigida ao presidente norte-americano, Donald Trump, e divulgada pela Casa Branca, Sessions afirma que o diretor do FBI deve ser alguém que segue "com lealdade as regras e princípios" do Departamento de Justiça e que "serve de exemplo" para as forças de segurança e outros elementos do departamento.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu hoje o diretor do FBI, James Comey, que conduzia uma investigação às eventuais relações entre a sua equipa de campanha nas eleições de 2016 e a Rússia, anunciou a Casa Branca.

"O FBI [polícia federal norte-americana] é uma das instituições mais respeitadas do nosso país e hoje marca um novo ponto de partida para a agência referência do nosso sistema judicial", considerou Donald Trump num comunicado.

A Casa Branca vai "imediatamente" trabalhar para nomear um novo diretor do FBI.

Numa mensagem enviada a Comey, e tornada pública pela Casa Branca, Donald Trump comunicou ao até então diretor do FBI que a sua demissão tinha "efeitos imediatos".

Ex-procurador federal e antigo vice-secretário da Justice, James Comey, de 56 anos, esteve muito tempo ligado aos republicanos, mas foi nomeado pelo antigo presidente democrata, Barack Obama, para a direção do FBI.

Quando tomou posse, a 20 de janeiro, Donald Trump pediu-lhe que permanecesse em funções, mas hoje o presidente dos Estados Unidos decidiu despedir o até agora diretor do FBI.

O partido democrata defende a possibilidade de a investigação sobre as eventuais relações entre elementos da campanha de Trump para as eleições de 2016 e a Rússia ser conduzida por um procurador independente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório