Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Central sindical de Moçambique pede aumento do salário mínimo

O aumento de salários mínimos, anunciado pelo Governo moçambicano em abril, ficou aquém das necessidades, reclama a Organização dos Trabalhadores de Moçambique a propósito das celebrações do 1.º de Maio.

Central sindical de Moçambique pede aumento do salário mínimo
Notícias ao Minuto

10:35 - 01/05/17 por Lusa

Mundo 1.º de Maio

"As negociações tiveram lugar num contexto económico desfavorável, caracterizado pela crise económica que o país enfrenta, tornando os resultados alcançados inferiores aos que seriam desejáveis", refere a central sindical em comunicado.

A organização defende que os sindicatos devem "continuar a priorizar a negociação das condições de trabalho e salariais em cada empresa para que sejam fixados salários mínimos superiores aos acordados na Comissão Consultiva do Trabalho".

"Não estamos satisfeitos com os resultados obtidos e continuamos preocupados perante a manutenção de salários baixos e de um custo de vida elevado", acrescenta.

O feriado Dia do Trabalhador que hoje se celebra será assinalado com "manifestações pacíficas" em Maputo e nas capitais provinciais, acrescentou a central sindical.

O Conselho de Ministros de Moçambique anunciou a 18 de abril novos salários mínimos nacionais, com o setor da hotelaria a receber a percentagem mais baixa, 5,5%, e a administração pública, defesa e segurança a beneficiar do reajuste mais alto, 21%.

Apesar de beneficiar do maior aumento, a administração pública, defesa e segurança continuará com um dos ordenados mínimos mais baixos no país, passando de 3.278 (46,5 euros) para 3.996 meticais (56,7 euros).

A agricultura, caça, florestas e silvicultura mantém-se como o setor com o salário mínimo mais baixo, tendo aumentado 10,4% para 3.642 meticais (51,6 euros).

O setor dos bancos e seguradoras continuará com o salário mínimo mais alto em Moçambique, tendo passado de 8.750 meticais (124 euros) para 10.400 meticais (147,5 euros), resultado de um aumento de 18,86%.

Moçambique registou um aumento de preços (inflação) na ordem de 21,57% desde março de 2016, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) a que a Lusa teve acesso na última semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório