Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

NATO pondera envio de mais militares para o Afeganistão

A NATO pondera um aumento do número de soldados que tem destacados no Afeganistão, onde ajudam as forças afegãs na luta contra os rebeldes islamitas, declarou hoje o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, a um jornal alemão.

NATO pondera envio de mais militares para o Afeganistão
Notícias ao Minuto

16:34 - 30/04/17 por Lusa

Mundo Operação

Devido à deterioração da situação em matéria de segurança, a aliança estuda um aumento de efetivos da sua missão, que tem atualmente cerca de 13 mil homens, afirmou Stoltenberg ao jornal Welt am Sonntag.

A NATO deve tomar uma decisão até junho sobre um eventual aumento de efetivos e sobre um prolongamento da missão, que tem sido renovada todos os anos, indicou.

O general John Nicholson, comandante das forças da NATO e norte-americanas no Afeganistão, afirmou em fevereiro que as forças da aliança precisavam de "alguns milhares" de soldados para cumprir a sua missão junto das forças afegãs.

O mesmo responsável militar disse que as forças de segurança afegãs estavam "num impasse" face aos talibãs.

A NATO terminou a sua missão de combate no Afeganistão em finais de 2014 e decidiu, então, manter 13.300 homens, na maioria norte-americanos, para formar e aconselhar as forças de segurança locais, mas os rebeldes talibãs têm multiplicado os ataques, aumentando as perdas nas forças de segurança e na população civil.

Rebeldes talibãs usando uniformes militares afegãos assassinaram na semana passada pelo menos 135 jovens recrutas numa base militar do norte do país, segundo fontes oficiais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório