Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Ida à casa de banho valeu a passageiro expulsão de avião

Imagens do momento foram partilhados no YouTube.

Ida à casa de banho valeu a passageiro expulsão de avião
Notícias ao Minuto

18:26 - 29/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Delta Airlines

Um homem acusa a Delta Airlines de o ter expulsado após uma ida à casa de banho, ordenada por necessidades fisiológicas. Este é o caso mais recente (e filmado) a envolver passageiros retirados de aviões.

A expulsão violenta do passageiro da United Airlines levou a um acordo entre passageiro e companhia aérea.

Já o caso de que aqui que falamos, na Delta Airlines, envolve o passageiro Kima Hamilton, numa altura em que os passageiros já estavam sentados no avião. Tudo aconteceu no aeroporto de Atlanta, nos EUA, a 18 de abril. Os vídeos entretanto divulgados no YouTube ajudaram a dar a conhecer este caso.

O avião estava já há algum tempo na zona de partida, à espera de ‘luz verde’ para levantar voo. Nesta altura é suposto os passageiros estarem sentados, caso contrário podem atrasar a partida e até perder o lugar na fila.

Kima ainda esperou numa primeira fase mas, ao fim de meia hora, optou por levantar-se e ir à casa de banho, simplesmente porque “não aguentava” esperar mais, como contou a um canal de televisão qualquer. Quando regressou um funcionário da companhia aérea abordou-o, pedindo-lhe que se levantasse.

A conversa desenrola-se de forma calma por parte de passageiro e funcionário, com este último a insistir que a conversa decorra “lá fora”, vê-se no primeiro vídeo filmado por outro passageiro.

A situação fica por resolver até um segundo funcionário ser chamado. Como mostra o vídeo publicado no YouTube, a conversa agora prolonga-se por mais tempo, com Kima a manter o mesmo discurso: comprou bilhete e não entende por que razão querem que saia, após simplesmente ter utilizado a casa de banho. Após minutos de insistência, Kima lá aceitou sair do avião.

Nesse dia comprou novo bilhete para o mesmo destino – Milwaukee –, bastante mais caro. A companhia aérea acabou por indemnizá-lo.

Mary Schiavo, especialista em aviação, explicou à CNN que as regras na hora de um avião partir existem com razão: é suposto os passageiros estarem sentados no lugar, cintos postos, porque o avião pode partir a qualquer momento.

Em comunicado, a Delta reagiu relembrando precisamente os deveres dos passageiros, em particular na hora de levantar voo e aterrar.

As regras, no então, raramente são cumpridas ao detalhe quando há uma ‘emergência’ desta ordem, como explica Schiavo: “Já houve milhares de vezes nem que alguém teve uma emergência deste género e eles a todos que esperam e pedem à pessoa que se despache para voltar ao lugar”. Desta vez não foi esse o caso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório