Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente egípcio espera "papel ativo" dos EUA para paz no Médio Oriente

Os Estados Unidos devem "ter um papel ativo" no processo de paz entre israelitas e palestinianos, defendeu hoje o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, num encontro com o presidente palestiniano, esperado em Washington na quarta-feira.

Presidente egípcio espera "papel ativo" dos EUA para paz no Médio Oriente
Notícias ao Minuto

17:19 - 29/04/17 por Lusa

Mundo Fattah al-Sissi

O chefe de Estado egípcio recebeu hoje no Cairo o seu homólogo palestiniano, Mahmud Abbas, que vai reunir-se na quarta-feira, dia 03 de maio, com o presidente norte-americano, Donald Trump, para conversações sobre o relançamento do processo de paz no Médio Oriente.

Sissi sublinhou "a importância de ver os Estados Unidos com um papel ativo nos esforços para um recomeço das negociações" entre palestinianos e israelitas, segundo um comunicado divulgado no Cairo.

No texto, é defendida "a necessidade de intensificar os esforços para se conseguir resolver a questão palestiniana".

Numa conversa telefónica com Trump em março, Abbas falou explicitamente numa solução com dois Estados (Israel e Palestina).

Em fevereiro, quando recebeu o primeiro-ministro israelita, Trump disse que os Estados Unidos já não se comprometiam com esta solução, rompendo com um princípio orientador da diplomacia norte-americana seguido desde 2001.

Os palestinianos reclamam um Estado independente e tendo por capital Jerusalém Oriental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório