Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

EUA confirmam disparo de míssil pela Coreia do Norte

Os Estados Unidos da América (EUA) confirmaram que a Coreia do Norte disparou hoje um míssil não identificado, em mais um teste deste tipo de armamento, corroborando a informação avançada pelo Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

EUA confirmam disparo de míssil pela Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

23:17 - 28/04/17 por Lusa

Mundo Conflito

Não foram avançados mais detalhes, incluindo sobre o tipo de míssil usado, nas declarações à AFP de um responsável norte-americano da Defesa, mas a agência noticiosa sul-coreana Yonhap já avançou que o teste falhou.

Este dirigente norte-americano disse, sob anonimato, que o míssil foi disparado a partir de um dispositivo terrestre e que não apresenta "qualquer particularidade".

O disparo foi feito a norte de Pyongyang em plena tensão entre o regime de Kim Jong-un e os EUA.

"A Coreia do Norte disparou um míssil não identificado a partir de um local em Bukchang, na província de Pyeongan do Sul, à primeira hora da manhã" de sábado (hora local), informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, em comunicado divulgado pela agência noticiosa Yonhap.

As autoridades de Seul estão a analisar o tipo e a distância percorrida pelo projétil.

A Coreia do Norte testa com frequência vários mísseis balísticos, apesar das proibições da Organização das Nações Unidas (ONU), como parte da sua vontade para desenvolver mísseis balísticos de longo alcance, capazes de atingir as costas dos EUA.

Apesar de os testes com mísseis de curto alcance serem rotina, há uma forte preocupação na comunidade internacional com cada teste de míssil de alcance maior.

O disparo de hoje acontece num momento de particularmente elevada tensão. A Casa Branca tem assumido uma posição dura face a Pyongyang e enviou um porta-aviões para as águas coreanas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório