Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Pelo menos 29 mortos em confrontos entre milícias no RDCongo

Pelo menos 29 pessoas morreram desde quarta-feira em confrontos entre fações rivais de uma milícia de autodefesa pelo controlo de uma aldeia no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), indicou hoje fonte oficial.

Pelo menos 29 mortos em confrontos entre milícias no RDCongo
Notícias ao Minuto

18:44 - 28/04/17 por Lusa

Mundo Goma

"Desde quarta-feira, duas fações dos Maï-Maï Nyatura lutam para tomar o controlo da aldeia de Bweru. O balanço desses combates era, esta sexta-feira, de 29 mortos", declarou à agência noticiosa francesa AFP Dieudonné Tshishiku, administrador do território de Masisi, situado no sul da província de Kivu do Norte.

"Os combates prosseguem ainda. Bweru e as aldeias vizinhas foram abandonadas pelas suas populações", acrescentou Tshishiku, apelando "às Forças Armadas da RDCongo para porem rapidamente termo aos confrontos, para permitir às populações o regresso a casa".

Também um responsável de uma organização não-governamental disse à AFP, a coberto do anonimato, que "combates entre dois subgrupos dos Maï-Maï Nyatura fizeram fugir a população" e que "entre as 29 pessoas mortas há pelo menos 11 elementos das milícias, não se excluindo que haja civis entre as vítimas".

Bweru, localidade situada a cerca de 100 quilómetros a sudeste de Goma, capital do Kivu do Norte, e as aldeias vizinhas são habitadas por uma população estimada em entre 5.000 e 10.000 pessoas maioritariamente Hutu.

A milícia Nyatura é um grupo de autodefesa Hutu.

Os Hutu, falantes de ruandês, são encarados como estrangeiros pelas comunidades que se consideram "autóctones", como os Nande, os Hunde e os Kobo, maioritários na região de Kivu do Norte, o que originou disputas ancestrais em torno de terras e outros bens.

Desde há mais de um ano, o antagonismo entre as comunidades Hutu e Nande exacerbou-se devido a uma série de ataques a aldeias e de retaliações por milícias de cada um dos campos, numa área abrangendo os confins dos territórios de Rutshuru, Lubero e Masisi, no centro de Kivu do Norte, uma região que, como toda a área oriental da RDCongo, é palco de conflitos armados há mais de 20 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório