Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Erdogan afirma que relação com os EUA pode melhorar com Trump

Istambul, Turquia, 28 abr - O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse hoje que uma "nova página" na relação Turquia-Estados Unidos pode ser aberta com a administração do Presidente Donald Trump, uma vez que os dois países têm intensificado o diálogo desde janeiro.

Erdogan afirma que relação com os EUA pode melhorar com Trump
Notícias ao Minuto

13:00 - 28/04/17 por Lusa

Mundo Turquia

Em declarações feitas hoje em Istambul, Erdogan afirmou que vê "sinais de que Trump vai exibir uma posição mais decisiva do que a administração anterior [do Presidente Barack Obama] ao nível do combate ao terrorismo".

Apesar destas palavras, o chefe de Estado turco reiterou as críticas ao apoio norte-americano às milícias curdas na Síria, grupos que Ancara qualifica como "terroristas", e frisou que este apoio, que acontece no âmbito da luta contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) no território sírio, pode provocar danos na relação entre a Turquia e os Estados Unidos.

Dar um apoio concreto aos curdos "está a prejudicar o espírito de aliança e de parceria", sublinhou Erdogan.

E acrescentou: "Agora a Turquia, o Exército Livre da Síria, juntamente com a coligação liderada pela América, podem eliminar esses 2.500 a 5.000 terroristas. Não é difícil para nós e vamos conseguir".

Está previsto que Erdogan e Trump se encontrem no próximo dia 16 de maio em Washington.

Donald Trump foi um dos líderes internacionais que felicitou o seu homólogo turco pela vitória no referendo do passado dia 16 de abril, em que Erdogan viu reforçados os seus poderes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório