Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin, hospitalizado

Um dos principais opositores do Presidente russo, Alexei Navalny, teve de ser hoje hospitalizado depois de ter sido borrifado com um líquido de cor verde, que lhe provocou queimaduras num olho, anunciou o próprio nas redes sociais.

Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin, hospitalizado
Notícias ao Minuto

21:08 - 27/04/17 por Lusa

Mundo Oposição

"Shrek 2: agora zarolho", ironizou Navalny, no seu blogue, onde publicou uma fotografia sua com a cara coberta por um líquido verde e um olho semifechado.

"No hospital, escreveram 'queimadura química no olho direito'. É muito desagradável: é difícil de anestesiar, o meu olho queima como o fogo do inferno e ainda não o consigo abrir", acrescentou.

A sua porta-voz, Kira Iarmych, indicou à agência noticiosa russa Interfax que Navalny tinha ido para o hospital depois de ter sido borrifado com um líquido que lhe afetou a pupila e a córnea, frente a um imóvel no centro de negócios da capital.

"Veio uma ambulância. Viram o meu olho e disseram-me que tínhamos de ir ao hospital (...). Isto tem um ar divertido, mas queima", tinha dito antes Navalny, na sua conta na rede social Twitter.

O considerado opositor número um de Vladimir Putin, já tinha sido aspergido com este líquido verde, um antissético usado em medicina na Federação Russa, durante uma deslocação a Barnaoul, cidade situada na Sibéria.

Na altura, reagiu com humor, apelando aos seus apoiantes que pintassem a cara de verde, em solidariedade.

Incidentes deste tipo contra opositores do Kremlin, geralmente sem gravidade, são cada vez mais frequentes na Federação Russa. O próprio Navalny já tinha levado com uma tarte na cara, atirada por desconhecido, em fevereiro, à semelhança do antigo primeiro-ministro e dirigente do partido oposicionista Parnas Mikhail Kassianov.

Alexei Navalny organizou uma vasta manifestação contra a corrupção, que reuniu dezenas de milhares de participantes em Moscovo, em 26 de março, e por tal foi condenado a 15 dias de detenção, tendo sido libertado em 10 de abril passado.

Advogado, com 40 anos, Navalny já anunciou a sua intenção de participar nas eleições presidenciais marcadas para 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório