Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Do sonho ao pesadelo. A odisseia de uma noiva do Estado Islâmico

Islam não sabia o que a esperava quando conheceu Ahmed num website de encontros muçulmano. Tornou-se numa noiva do Estado Islâmico e vive agora numa cidade no nordeste da Síria.

Do sonho ao pesadelo. A odisseia de uma noiva do Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

10:33 - 27/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Síria

Islam Mitat, marroquina, conheceu Ahmed Khalil, nascido no Afeganistão mas com passaporte britânico no Muslima.com, um website de encontros para muçulmanos. Como sonhava com uma vida diferente da que tinha na cidade de Oujda, perto da fronteira com a Argélia e com uma carreira como designer de moda, Islam pensou que um casamento com um cidadão com passaporte britânico lhe permitiria realizar os seus sonhos. Mas não podia estar mais errada. O seu pesadelo estava prestes a começar. Islam Mitat relatou a sua perturbadora história à CNN.

Depois de casarem, Khalil levou Islam ao Afeganistão para conhecer a sua família. Ficaram lá um mês. Depois Islam voltou para Marrocos e Khalil foi para o Dubai. As supostas boas notícias chegaram posteriormente. Khalil teria arranjado trabalho na Turquia e o casal iria para lá, inicialmente, para desfrutar de um período de férias. Foi ao chegar à Turquia que Islam começou a desconfiar do que se passava, visto que em vez de terem ido para um ‘resort’ foram para a cidade de Gaziantep, na fronteira com a Síria. Khalil revelou-lhe que iriam para a Síria e que Islam tinha de lhe obedecer.

Já na Síria, Islam percebeu que o seu marido tinha-se juntado ao Estado Islâmico. Passava assim a ser uma noiva do Estado Islâmico. Khalil morreu no seu primeiro dia como combatente da organização terrorista. Já depois de ter tido o seu primeiro filho, Islam foi obrigada a casar novamente. Mudou-se com o seu novo marido para perto de Aleppo e daí para Raqqa, também na Síria. Pouco depois divorciou-se do seu segundo marido porque este não a deixava sair de casa.

O medo evitou que tentasse fugir mais cedo. Em Raqqa, casou com o terceiro marido, do qual viria a ter uma filha. A vida na cidade, que segundo a propaganda do Estado Islâmico é o paraíso para os crentes, foi terrível. Islam disse à CNN que “estava sempre assustada, sempre a ouvir bombas, armas, tiroteios.” Para piorar ainda mais a situação, começou a escassear a comida e os cortes de água e de energia aumentaram.

Quando o seu terceiro marido morreu, Islam decidiu que tinha de fugir. Fê-lo com a ajuda da mílicia curda YPG. Atualmente, vive num abrigo do YPG no nordeste da Síria, sem saber para onde vai a seguir. Depois da odisseia que viveu, Islam admite estar confusa: “Não sei para onde irei. Não sei porque a minha vida está destruída.”

Mais uma história de sonhos desfeitos pelo Estado Islâmico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório