Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Turquia tem 400 australianos na sua lista de presumíveis extremistas

A Turquia tem na sua lista negra de imigração aproximadamente 420 australianos suspeitos de viajarem para o Iraque e para a Síria para se juntarem ao grupo autoproclamado Estado Islâmico (EI), informam hoje os 'media' locais.

Turquia tem 400 australianos na sua lista de presumíveis extremistas
Notícias ao Minuto

07:06 - 27/04/17 por Lusa

Mundo ISIS

As autoridades turcas têm sob custódia três supostos 'jihadistas' australianos, incluindo Neil Prakash, ex-chefe de recrutamento do EI e o terrorista mais procurado da Austrália, indicou fonte oficial turca à cadeia televisiva australiana ABC.

Ancara pretende extraditar para a Austrália o presumível extremista, de 25 anos, nascido em Melbourne, com origens das Fiji, Índia e Camboja, para que seja julgado por diversos crimes de terrorismo.

O suspeito foi implicado em vários planos de atentado no país oceânico e era conhecido por lançar apelos para que os denominados "lobos solitários" perpetrassem ataques nos Estados Unidos.

Prakash foi detido no final do ano passado na Turquia, numa zona fronteiriça com a Síria, onde se acredita que chegou em 2013, depois de o governo australiano o ter dado como morto num ataque levado a cabo por 'drones' dos Estados Unidos, a 29 de abril, na cidade iraquiana de Mossul.

A lista turca que proíbe a entrada de estrangeiros é elaborada com base nos dados dos serviços de informações facultada pelas autoridades locais e de mais de uma centena de países, incluindo Austrália, contando com mais de 52 mil nomes.

O número de australianos nessa lista supera os conhecidos até à data.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório