Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Jovem que pôs bomba no metro aprendeu a fazê-la no YouTube

Um jovem de 19 anos foi detido em 2016 depois de ter sido apanhado a colocar uma bomba debaixo de uma das carruagens do metro londrino. O seu veredito foi hoje ouvido em tribunal.

Jovem que pôs bomba no metro aprendeu a fazê-la no YouTube
Notícias ao Minuto

18:35 - 26/04/17 por João Oliveira

Mundo Londres

Em outubro do ano passado, Damon Smith era notícia por todo o mundo depois de ter sido apanhado a deixar uma bomba numa das carruagens paradas na estação de London Bridge, que faziam o percurso da Jubilee Line, uma das muitas linhas do metro britânico.

Na altura, o jovem dizia que tudo não tinha passado de uma brincadeira, mas a verdade é que o explosivo estava programado para rebentar poucos minutos depois deste abandonar o local.

Passado meio ano, o jovem voltou a tribunal para que a sua defesa fosse ouvida: o jovem de 19 anos admitiu que aprendeu a fazer o explosivo a partir de vídeos publicados no YouTube sobre a criação de bombas caseiras.

Além disso, disse que o resultado da explosão ia ser apenas fumo inofensivo e que não iria ferir ou até matar alguém. O advogado de defesa, tal como fez na primeira audição judicial, defendeu que o jovem sofre de Síndrome de Asperger, uma condição neurológica do espetro autista, e devendo por isso ser considerado inocente.

Contudo, esse pode não vir a ser o desfecho deste caso, visto que desde então foram reunidas mais provas sobre o alegado interesse de Damon na causa terrorista, nomeadamente o facto de terem sido encontrados artigos da revista da Al-Qaeda, tal como pesquisas na internet por propaganda do Estado Islâmico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório