Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Forças curdas da Síria apelam a EUA que travem ataques da Turquia

As forças curdas da Síria apelaram hoje à coligação internacional liderada pelos Estados Unidos para pararem os ataques da Turquia, após bombardeamentos da aviação turca que causaram pelo menos 18 mortos.

Forças curdas da Síria apelam a EUA que travem ataques da Turquia
Notícias ao Minuto

15:09 - 25/04/17 por Lusa

Mundo Conflito

"Pedimos à coligação para intervir para cessar as violações turcas e o apoio indireto ao Daesh [autodenominado Estado Islâmico]", afirmou à agência France Presse um comandante de uma milícia curda das YPG alegadamente visada pelo ataque de hoje.

Segundo o Observatório sírio dos Direitos Humanos, pelo menos 18 pessoas morreram hoje em consequência dos bombardeamentos da aviação turca contra alegadas posições de rebeldes curdos no nordeste da Síria.

"A coligação tem uma enorme responsabilidade e deve assumir os seus deveres de proteger esta zona, já que somos parceiros na luta contra o Estado Islâmico", acrescentou o mesmo comandante.

Ancara considera a milícia curda das YPG como "um grupo terrorista" porque é aliada do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Segundo as YPG, os aviões turcos lançaram antes da madrugada um ataque "contra uma base que abriga um centro de comunicação para os media e instalações militares" perto da cidade síria de Al-Malikiyah, perto da fronteira turca.

O Exército turco confirmou que efetuou bombardeamentos na Síria e no Iraque e que estes foram realizados para evitar a entrada na Turquia de rebeldes curdos, armas, munições e explosivos procedentes daquelas zonas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório