Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

OSCE quer que sejam encontrados responsáveis por morte de observador

O secretário-geral da OSCE, Lamberto Zannier, pediu hoje, numa reunião com o chefe da diplomacia russo, que sejam encontrados quanto antes os responsáveis pela morte há dois dias de um observador da organização no leste da Ucrânia.

OSCE quer que sejam encontrados responsáveis por morte de observador
Notícias ao Minuto

12:42 - 25/04/17 por Lusa

Mundo Ucrânia

Um observador norte-americano da missão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) morreu no domingo na explosão de uma mina na região de Lugansk, no leste da Ucrânia controlado pelos separatistas pró-russos.

Dois outros observadores ficaram feridos quando o carro em que seguiam em patrulha foi atingido por uma mina, por cuja colocação se acusam mutuamente o governo ucraniano e os rebeldes.

"Para a OSCE são tempos complexos (...) É a primeira vítima deste tipo", disse Zannier na reunião com Serguei Lavrov.

O responsável da OSCE disse que a organização, e concretamente a Missão Especial de Observação para a Ucrânia, quer que sejam esclarecidas as circunstâncias do incidente e que "os responsáveis respondam" pelo crime.

"À luz do recente incidente decidi reduzir ao mínimo a minha presença aqui (em Moscovo)", disse Zannier no início da reunião com Lavrov.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, por seu turno, insistiu numa investigação "rápida, imparcial e transparente" com a participação do Grupo de Contacto para a Ucrânia, no qual participam os países garante dos Acordos de Paz de Minsk (Rússia, Ucrânia, Alemanha e França).

Lavrov pediu ainda para que a Rússia e a OSCE tenham uma cooperação alargada.

Embora os Acordos de Paz de Minsk de fevereiro de 2015 tenham acabado com a guerra entre o exército ucraniano e as milícias rebeldes, as escaramuças são constantes, assim como as baixas de ambos os lados.

O conflito no leste da Ucrânia matou mais de 9.800 pessoas desde abril de 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório