Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Venezuela: ONU segue crise com preocupação, mas à distância

As Nações Unidas seguem a crise na Venezuela com grande preocupação, mas também à distância porque o seu pessoal especializado em direitos humanos não está autorizado a entrar no país, disse uma porta-voz da organização.

Venezuela: ONU segue crise com preocupação, mas à distância
Notícias ao Minuto

12:03 - 25/04/17 por Lusa

Mundo Nações Unidas

"Estamos a seguir a situação na Venezuela com grande preocupação perante a escalada de violência dos protestos", afirmou a porta-voz dos Direitos Humanos da ONU, Ravina Shamdasani, que precisou que esta observação se faz "a grande distância".

"Temos necessidade de acesso e temos estado a pedir. Houve várias comunicações com o Governo da Venezuela no passado", acrescentou, indicando contudo desconhecer quando foi feito o último pedido a este respeito.

Contudo afirmou que o escritório regional da ONU na América do Sul, que transmite informações à sede em Genebra, tem algum tipo de contacto com as autoridades venezuelanas, sem especificar a que nível e com que regularidade.

Shamdasani repetiu o apelo do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos para que as forças de segurança conduzam as suas ações "conforme as suas obrigações e segundos os padrões do direito internacional".

"Também pedimos às pessoas na Venezuela que utilizem meios pacífico para se fazerem ouvir e que todos, qualquer que seja o seu espetro político, renunciem à violência", afirmou.

Desde o início do mês, pelo menos 24 pessoas morreram em manifestações pró e contra o regime do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório