Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

China diz que canal diplomático com a Coreia do Norte continua aberto

A China disse hoje que o seu canal diplomático com a Coreia do Norte "continua aberto" e o intercâmbio entre ambos os países decorre com normalidade, numa altura em que Pyongyang poderá realizar novo teste nuclear.

China diz que canal diplomático com a Coreia do Norte continua aberto
Notícias ao Minuto

10:19 - 25/04/17 por Lusa

Mundo Pyongyang

"Pequim continua a apelar a ambas as partes que não empreendam nenhuma ação que eleve as tensões", afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês Geng Shuang.

Geng disse que alguns jornalistas pareciam "dececionados" com o facto de a Coreia do Norte não ter realizado até ao momento um novo teste nuclear.

Segundo os serviços de inteligência sul-coreanos, Pyongyang poderá realizar hoje a sua sexta prova atómica, para comemorar o aniversário da fundação das Forças Armadas do país.

Os Estados Unidos ameaçaram lançar um ataque preventivo, caso o teste seja realizado, e anunciaram o envio de uma frota de navios militares, liderado pelo porta-aviões "Carl Vinson", para águas próximas da península coreana.

Até ao momento, contudo, o regime de Kim Jong-un não fez qualquer teste.

O negociador chinês para a questão norte-coreana, Wu Dawei, viajou hoje para o Japão para abordar a crise na península coreana com as autoridades japonesas, afirmou Geng.

"Esperamos que todas as partes envolvidas, incluindo o Japão, desempenhem um papel responsável na resolução do conflito", assinalou o porta-voz.

A Coreia do Norte realizou o seu primeiro teste atómico em 2006 e voltou a conduzir provas em 2009, 2013 e em janeiro e setembro de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório