Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Fim de semana sangrento no México: 35 mortos em confrontos

Fim de semana sangrento por todo o país. Em março registaram-se 2020 homicídios, foi o pior mês desde o verão de 2011.

Fim de semana sangrento no México: 35 mortos em confrontos
Notícias ao Minuto

12:08 - 24/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Violência

Foi um fim de semana de grande violência no México. Segundo as autoridades do país, morreram 35 pessoas em confrontos entre traficantes de droga em diferentes regiões do México. A Reuters avança que em só em Sinaloa morreram 12 pessoas desde a madrugada de domingo. Já no estado de Michoacán, um tiroteio entre traficantes de cartéis de droga rivais resultou na morte de nove pessoas. A procuradoria-geral de Michoacán adiantou que oito dos corpos foram encontrados na rua principal de Churumuco.

A região de Michoacán está sob forte controlo do governo mexicano há mais de três anos, numa tentativa por parte do executivo de Henrique Peña Nieto de pôr um travão à violência entre os traficantes de droga e as milícias civis, que se formaram para combater o elevado número de raptos e de tentativas de extorsão.

No estado de Guerrero, a sul do de Michoacán, o fim de semana também foi violento.

A polícia encontrou oito cadáveres. Guerrero é um dos principais palcos da violência entre cartéis devido às várias plantações de papoilas de ópio, utilizadas no fabrico de heroína. A crescente procura por heroína nos Estados Unidos tem contribuído para o aumento da violência em Guerrero. Já no estado de Veracruz foram descobertos mais seis corpos.

A violência entre os cartéis mexicanos aumentou desde a captura de ‘El Chapo’ Guzman, no início do ano passado. ‘El Chapo’ liderava o cartel de Sinaloa, o mais poderoso do México. A sua captura aumentou a disputa entre os diferentes cartéis do país. De acordo com números do governo mexicano, março foi o mês mais sangrento desde o verão de 2011. Registaram-se 2020 homicídios no México.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório