Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Libertado jornalista italiano detido na Turquia desde 10 de abril

O documentalista e jornalista italiano Gabriele del Grande, retido na Turquia desde dia 10 quando estava a gravar numa zona de fronteira com a Síria, foi libertado e está de regresso a Itália, confirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano.

Libertado jornalista italiano detido na Turquia desde 10 de abril
Notícias ao Minuto

07:45 - 24/04/17 por Lusa

Mundo Gabriele del Grande

Angelino Alfano explicou, através da sua conta na rede social Twitter, que o seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu, lhe comunicou a decisão de libertar Gabriele del Grande que se encontrava em greve de fome como protesto pela sua detenção sem acusação.

"Del Grande está a voltar para Itália e já informei a sua família", afirmou o chefe da diplomacia italiana.

Nos últimos dias, o governo italiano intensificou os contactos com as autoridades turcas para pedir a libertação do jornalista.

O autor de "Io sto con la sposa", um documentário sobre o drama da imigração, foi detido a 10 de abril na Turquia durante um controlo policial na fronteira com a Síria enquanto filmava os refugiados.

Segundo a imprensa italiana, as autoridades turcas afirmaram que não tinha as autorizações necessárias para filmar naquela zona.

Desde esse momento, as autoridades turcas proibiram que comunicasse com o exterior e só pôde realizar a primeira chamada telefónica para a família dias depois de ter sido detido em Hatay, na fronteira com a Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório