Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Polícia romena impede saída de 111 pessoas escondidas num camião

A polícia romena que controla as fronteiras disse hoje ter impedido a saída do país de 111 migrantes em busca de asilo, escondidos na traseira de um camião que se preparava para partir em direção à Hungria.

Polícia romena impede saída de 111 pessoas escondidas num camião
Notícias ao Minuto

16:46 - 22/04/17 por Lusa

Mundo Migrações

A polícia disse que descobriu o grupo na noite de sexta-feira, amontoado dentro do veículo.

Os migrantes, com idades entre os 2 e 53 anos, tinham origem em países como o Iraque, Síria, Irão, Afeganistão, Paquistão e Índia.

O condutor, de nacionalidade romena, está a ser investigado como cúmplice na saída ilegal do país e disse à polícia desconhecer que havia pessoas escondidas no camião.

Segundo as autoridades, os migrantes, que tinham como destino final países da Europa ocidental, tentavam chegar a uma zona abrangida pelo Acordo de Schengen, que permite a livre circulação de pessoas sem controlos fronteiriços.

Mais de 244 milhões de pessoas vivem fora do seu país de origem e, destes, 65 milhões são deslocados forçados, que enfrentam condições extremas e, frequentemente, violência nos países de acolhimento, revela a Organização das Nações Unidas num relatório apresentado em março.

Por minuto, 24 pessoas são obrigadas a abandonar os seus lares, indica o relatório sobre Desenvolvimento Humano 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório