Meteorologia

  • 20 AGOSTO 2017
Tempo
24º
MIN 23º MÁX 26º

Edição

Votar para quê? Mais vale atirar uma moeda ao ar

Foi assim que uma pequena vila no estado do Illinois, nos Estados Unidos, escolheu o novo autarca.

Votar para quê? Mais vale atirar uma moeda ao ar
Notícias ao Minuto

17:16 - 21/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

Se a ideia pega, as autárquicas de 2021 em Portugal podem ser muito diferentes. Na pequena vila de Culp, no estado do Illinois, atirou-se uma moeda ao ar para escolher o novo autarca.

Não se pense que esta é uma nova forma de eleger cargos políticos nas cidades mais pequenas dos Estados Unidos. Na realidade houve uma votação, como é habitual, que terminou com um empate a 11 votos e uma elevada abstenção, já que Culp conta com 225 habitantes.

Mais interessante do que a votação terá sido o original desempate. A legislação do estado do Illinois prevê um desempate através do lançamento de uma moeda ao ar.

E assim, Tammy O’Daniell-Howell passou a ser a nova presidente da vila de Culp. Escolheu cara e teve mais sorte do que o seu adversário, Bryan Riekena, que optou pela coroa.

A escriturária do condado de Williamson, do qual Culp faz parte, disse que o processo de desempate decorreu de forma tranquila. Segundo Amanda Barnes, ambos os candidatos inspecionaram a moeda de 25 centavos antes de ser atirada ao ar. E como a ocasião o pedia, Barnes admitiu que escolheu a moeda “mais brilhante que encontrei no escritório.”

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ser o primeiro a saber será ainda mais rápido

Descarregue a aplicação e aceda a toda a informação do Notícias ao Minuto por smartphone ou tablet de uma forma mais cómoda, intuitiva e imediata.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório