Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Seul, Tóquio e Washington discutem programa nuclear norte-coreano

Os representantes da Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos nas negociações para a desnuclearização da península coreana vão reunir-se a 25 de abril em Tóquio para analisar as últimas ações do regime de Kim Jong-un.

Seul, Tóquio e Washington discutem programa nuclear norte-coreano
Notícias ao Minuto

07:39 - 21/04/17 por Lusa

Mundo Representantes

O sul-coreano Kim Hong-kyun, o japonês Kenji Kanasugi e o norte-americano Joseph Yun vão participar no encontro, segundo anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Seul num comunicado, estando também prevista a participação do chefe da diplomacia sul-coreana, Yun Byung-se.

O grupo vai analisar os últimos testes de armamento de Pyongyang e coordenar uma resposta conjunta, explica o texto. Será também debatido o envio de uma mensagem conjunta para a Coreia do Norte durante a reunião que o Conselho de Segurança da ONU realizado a 28 de abril.

Esta é a segunda reunião trilateral deste tipo desde que o Presidente norte-americano Donald Trump chegou ao poder no passado dia 20 de janeiro.

O encontro acontece num momento de especial tensão na península coreana perante as alusões de Washington sobre um possível ataque preventivo contra Pyongyang em respostas aos seus contínuos testes de armamento.

O último destes testes aconteceu no passado domingo, quando a Coreia do Norte, que no dia anterior tinha exibido num desfile militar novos projeteis, alegadamente intercontinentais, lançou sem êxito o que aparentou ser um míssil de médio alcance.

A este cenário junta-se a possibilidade de o regime de Kim Jong-un realizar uma nova detonação atómica subterrânea nos próximos dias depois de as últimas fotografias tiradas por satélites do centro de testes nucleares de Punggye-ri mostrarem que todo está pronto para a sua realização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório