Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Rohani entre os seis candidatos às presidenciais do Irão

O Presidente iraniano Hassan Rohani pode conquistar um segundo mandato nas eleições de 19 de maio, com a sua candidatura aprovada pelo conselho dos guardiães da Constituição, juntamente com a de outros cinco aspirantes, foi anunciado na quinta-feira.

Rohani entre os seis candidatos às presidenciais do Irão
Notícias ao Minuto

06:10 - 21/04/17 por Lusa

Mundo Irão

Já a candidatura do antigo Presidente ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad (2005-2013) foi rejeitada pelo mesmo conselho controlado por religiosos conservadores.

Ahmadinejad gerou surpresa e confusão quando, a 12 de abril, se apresentou como candidato presidencial, apesar da oposição do líder supremo do país, o ayatollah Ali Khamenei.

No total, 1.636 candidatos, incluindo 137 mulheres, inscreveram-se para concorrer às eleições.

No entanto, o conselho dos guardiães da Constituição, uma espécie de conselho constitucional controlado por religiosos conservadores, apenas permitiu que ficassem seis, incluindo Rohani.

Entre os candidatos oficiais estão três conservadores: Ebrahim Raissi, familiar de Ali Khamenei, o atual presidente da câmara de Teerão Mohammad Bagher Ghalibaf, e Mostafa Mirsalim.

O primeiro vice-presidente de Hassan Rohani, Es-hagh Jahanguiri, um reformador próximo do atual Presidente, foi também autorizado a concorrer, bem como o antigo ministro da Indústria Mostafa Hashemitaba.

Como em presidenciais anteriores, o conselho não aprovou a candidatura de nenhuma das mais de 130 mulheres que se inscreveram.

O principal concorrente de Rohani deverá ser o conservador religioso Ebrahim Raissi, uma figura em ascensão, que é ainda procurador especial do tribunal do clero, responsável por julgar crimes religiosos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório