Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

ONU condena disparo de míssil norte-coreano e ameaça sanções

O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou hoje uma resolução em que condena firmemente o último disparo de um míssil realizado pela Coreia do Norte e ameaça o regime de Pyongyang com novas sanções.

ONU condena disparo de míssil norte-coreano e ameaça sanções
Notícias ao Minuto

19:26 - 20/04/17 por Lusa

Mundo Nações Unidas

Os 15 Estados-membros do Conselho condenaram unanimemente o "comportamento desestabilizador" do regime norte-coreano liderado por Kim Jong-un e exortaram o país "a não realizar mais testes nucleares".

"As atividades ilegais de mísseis" nucleares e balísticos da Coreia do Norte "aumentam consideravelmente a tensão na região e para além dela", acrescentou o órgão executivo da ONU.

No mesmo texto, o Conselho ameaçou avançar com "medidas importantes, incluindo sanções" para garantir que a Coreia do Norte abandone os seus programas de armamento, proibidos pelas Nações Unidas.

O texto revela um endurecimento do tom em relação ao regime norte-coreano, uma vez que menciona explicitamente "sanções". Os anteriores textos indicavam apenas "medidas adicionais" contra a Coreia do Norte.

Os membros do Conselho aprovaram o texto depois de a Rússia, que tem poder de veto, ter sublinhado a necessidade de encontrar uma solução "através do diálogo".

Após o ensaio falhado de um míssil norte-coreano, no domingo, a Rússia bloqueou um primeiro projeto de resolução, que tinha o aval de Pequim, um grande aliado de Pyongyang.

O representante da Rússia junto da ONU, Petr Iliichev, negou hoje qualquer bloqueio e acusou os Estados Unidos de terem interrompido as discussões de "forma abrupta".

O Conselho de Segurança da ONU deve reunir-se a 28 de abril para abordar a situação na Coreia do Norte. Os Estados Unidos detêm atualmente a presidência rotativa deste órgão e é esperado que Washington e os seus aliados exerçam alguma pressão sobre a China para que seja mais interventiva no dossiê norte-coreano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório