Erdogan encerra debate sobre referendo e anuncia encontro com Trump

O Presidente turco deu hoje por encerrado o debate sobre o referendo constitucional e indicou que vai encontrar-se com Donald Trump em meados de maio, em Washington, pela primeira vez desde a tomada de posse do novo Presidente norte-americano.

© Reuters
Mundo Turquia

Recep Tayyip Erdogan disse, em declarações à cadeia televisiva turca A News, que se vai reunir com o seu homólogo norte-americano no decurso de uma deslocação aos Estados Unidos e logo após uma visita oficial à China que deverá terminar em 15 de maio.

PUB

Erdogan referiu-se também ao debate sobre o resultado do referendo constitucional de domingo passado, que a oposição não reconhece, afirmando que deve dar-se por encerrado devido à decisão do Supremo Conselho Eleitoral (YSK).

"Nem o tribunal Constitucional nem o tribunal de Estrasburgo são as autoridades competentes. O YSK tomou uma decisão definitiva e este assunto terminou", disse o chefe de Estado à cadeia turca.

Erdogan respondeu desta forma à advertência do Partido Republicano do Povo (CHP, oposição), de que vai recorrer ao Tribunal Constitucional turco e ao Tribunal Europeu dos direitos humanos em Estrasburgo para impugnar a decisão do YSK turco.

"Não há direito de faltar ao respeito da vontade popular", acrescentou, numa referência à promessa do CHP de utilizar todas as opções legais para impugnar o resultado do plebiscito, no qual 51,4% de votantes disse 'sim' à reforma constitucional que prevê a concentração dos poderes executivos no presidente.

Erdogan também questionou a imparcialidade da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), cuja missão de observadores denotou graves irregularidades no referendo de domingo.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser