Meteorologia

  • 29 MARçO 2020
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 19º

Edição

A primeira mulher na maratona de Boston volta a correr 50 anos depois

Aos 70 anos, Kathrine Switzer voltou a correr na Maratona de Boston, 50 anos depois de ter sido a primeira mulher a participar numa prova do género nos Estados Unidos.

A primeira mulher na maratona de Boston volta a correr 50 anos depois

A emblemática Kathrine Switzer, um dos símbolos da emancipação feminina que há 50 anos se tornou a primeira mulher a correr na Maratona de Boston, decidiu voltar a calçar os ténis de atletismo para participar novamente na prova.

Recuemos até 1967. Kathrine tinha, na altura, 20 anos e estudava jornalismo. Antes de a jovem decidir participar na Maratona de Boston, as provas de meia e longa distância estavam interditas às mulheres. No entanto, tal facto não foi suficiente para demover Kathrine, que se inscreveu com o nome K.V. Switzer, sem especificar se era homem ou mulher, e recebeu o número 261 para participar na prova.

Só após alguns quilómetros é que foi descoberta, e a imagem de um juiz a correr atrás dela para a retirar da prova tornou-se emblemática. Apesar disso, a jovem passou a meta, quatro horas e 20 minutos depois de iniciar a prova.

Passados 50 anos, Kathrine Switzer, agora com 70 anos, decidiu assinalar a data com uma nova participação na Maratona de Boston, a 121.º edição. Kathrine utilizou novamente o número 261, e terminou a prova com o tempo de 44 minutos e 31 segundos. 

“É incrivelmente especial. Isto é, olha-se para trás, quando um juiz me tentou retirar da prova por eu ser rapariga, e agora mais de 58% dos corredores norte-americanos são mulheres. E Boston é um microcosmo desta incrível revolução social. É fantástico!”, afirmou Switzer ao NESN, citada pela Time.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório