Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Japão prepara-se para entrada de refugiados em caso de crise na Coreia

O Governo do Japão está a preparar planos de contingência para receber possíveis refugiados em caso de crise na Península da Coreia, disse hoje o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

Japão prepara-se para entrada de refugiados em caso de crise na Coreia
Notícias ao Minuto

13:43 - 17/04/17 por Lusa

Mundo Shinzo Abe

Numa sessão parlamentar, Abe referiu que o Governo está a formular medidas para proteger os estrangeiros, incluindo procedimentos de aterragem, construção de abrigos e rastreio dos requerentes de asilo.

O anúncio de Abe responde a uma questão que já tinha sido colocada no passado, mas que agora se revela mais próxima da realidade, tendo em conta a crescente capacidade da Coreia do Norte para o lançamento de mísseis e o consequente aumento da tensão com os EUA.

A Coreia do Norte efetuou no domingo um lançamento falhado de um míssil, que coincidiu com a chegada à Coreia do Sul do vice-presidente norte-americano, Mike Pence.

Depois da sessão parlamentar, os principais ministros do Conselho de Segurança Nacional (CSN) do Japão ainda se reuniram para analisar os últimos desenvolvimentos na Coreia do Norte e discutir as respostas japonesas, informou Yoshihide Suga, secretário-geral do Gabinete, que não participou na reunião.

Na passada sexta-feira, os membros do CSN debateram a possibilidade de soldados norte-coreanos tentarem entrar no Japão fazendo-se passar por refugiados, informou a Kyodo News.

Segundo esta possibilidade, uma operação militar dos EUA enviaria um grande número de refugiados norte-coreanos para a costa japonesa e entre eles estariam escondidos soldados armados que planeariam ações terroristas após o desembarque, desenvolveu a agência noticiosa japonesa.

O governo do Japão também tem estado a desenvolver planos de retirada para cerca de 60 mil japoneses a viver na Coreia do Sul, considerando enviar aviões comerciais ou militares e embarcações em caso de necessidade.

No entanto, os críticos já alertaram que essa situação é delicada para a Coreia do Sul por causa da sua memória da agressão militar e colonização japonesa na primeira metade do século 20.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório