Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Primeiro-ministro japonês pede diplomacia para desarmar Coreia do Norte

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, defendeu hoje a diplomacia como meio para desarmar a Coreia do Norte, um dia depois do mais recente teste com um míssil de Pyongyang.

Primeiro-ministro japonês pede diplomacia para desarmar Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

07:25 - 17/04/17 por Lusa

Mundo Shinzo Abe

"A Coreia do Norte está a mostrar o seu poder militar, mas é importante manter a paz através de esforços diplomáticos", afirmou Abe durante uma reunião do comité do orçamento da Câmara Baixa da Dieta (parlamento), ao ser questionado sobre o mais recentemente lançamento de um míssil.

De acordo com a emissora pública japonesa NHK, o chefe do executivo japonês pediu a Pyongyang que evite realizar mais provocações e considerou ser "necessário exercer mais pressão para que a Coreia do Norte responda seriamente ao diálogo".

Abe disse que para se conseguir estabilidade na região é necessário que Pequim, o principal aliado de Pyongyang, use a sua influência, e que Washington e Seul façam o seu papel, salientando ainda a ideia de cooperação com a Rússia.

A Coreia do Norte efetuou no domingo um lançamento falhado de um míssil, que coincidiu com a chegada à Coreia do Sul do vice-presidente norte-americano, Mike Pence.

Os Estados Unidos decidiram enviar para a península coreana o porta-aviões nuclear 'Carl Vinson' e a frota de ataque, após o lançamento de outro projétil a 05 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório