Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Coptas egípcios limitam celebrações da após atentados

O papa da Igreja Cristã Copta, Teodoro II, anunciou hoje o cancelamento da maioria das celebrações da Páscoa, limitando-as a uma missa, após os recentes atentados a duas igrejas pelo grupo Estado Islâmico (EI) que vitimaram dezenas de cristãos.

Coptas egípcios limitam celebrações da após atentados
Notícias ao Minuto

19:50 - 14/04/17 por Lusa

Mundo ISIS

"As celebrações da Páscoa não devem ocorrer num momento em que manifestamos condolências aos nossos mártires", disse no decurso do seu sermão de sexta-feira santa, Teodoro II.

Referiu ainda que a receção matinal, na qual os crentes trocam lembranças, também seria cancelada.

Numa pouco habitual manifestação de revolta e desagrado, diversas dioceses e mosteiros por todo o Egito emitiram declarações similares, e acusaram o Governo de falhanço na proteção às igrejas.

O Governo anunciou, no entanto, a instauração do estado de emergência e apelou ao exército para proteger as "infraestruturas vitais" na sequência do duplo atentado contra igrejas em Tanta e Alexandria, com um balanço de 45 mortos.

Hoje, os coptas do Egito deslocaram-se às suas igrejas em todo o país para assinalar o dia em que Cristo foi crucificado, segundo a tradição cristã. No sábado, Teodoro II presidirá à única celebração na catedral de São Marcos, no Cairo.

Os coptas, que representam cerca de 10% dos 92 milhões de egípcios, foram alvo de atentados por diversas vezes nos últimos meses. Em dezembro, um bombista suicida do grupo jihadista Estado Islâmico vitimou 29 pessoas numa igreja do Cairo.

Os últimos ataques também relançaram os receios de violências intercomunitárias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório