Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

ATR anuncia acordo com o Irão para construir 20 aviões

A construtora aeronáutica europeia ATR anunciou hoje ter assinado um acordo com o Irão para 20 aparelhos, com a opção por mais 20.

ATR anuncia acordo com o Irão para construir 20 aviões
Notícias ao Minuto

09:58 - 13/04/17 por Lusa

Mundo Aeronáutica

O porta-voz da ATR, David Vargas, citado pela agência Associated Press (AP), confirmou que o acordo para 20 aviões ATR 72 -- 600s, um aparelho de hélice dupla, foi assinado na quinta-feira, mas recusou revelar o valor.

De acordo com a AP, o negócio deverá rondar os 536 milhões de dólares, a preços de mercado atuais, mas os países compradores por norma negoceiam descontos em grandes encomendas.

Farhad Parvaresh, diretor-executivo da Iran Air, disse à agência de notícias estatal IRNA que a companhia franco-italiana deverá entregar nove ATR 72-600s este ano e o restante em 2018, acrescentando que quatro aviões serão entregues um mês após a assinatura do acordo.

O negócio surge depois de o Irão ter aceitado limitar o enriquecimento de urânio, em troca do levantamento de sanções económicas.

O acordo permitiu às construtoras de aviões entrar no mercado iraniano. A Boeing e a sua rival europeia Airbus já assinaram diversos contratos de milhões de dólares com o Irão.

Vários politicos norte-americanos já expressaram a sua preocupação com as vendas de aviões ao Irão e o Presidente Donald Trump mantém-se cético quanto ao acordo sobre o nuclear.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório