Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Quando estão em perigo, formigas libertam químicos para pedir auxílio

Estudo da Universidade de Wurtzburgo diz que as formigas matabele libertam substâncias químicas, o que é considerado um “comportamento de resgate”.

Quando estão em perigo, formigas libertam químicos para pedir auxílio
Notícias ao Minuto

21:13 - 12/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Devido à sua racionalidade, quando estão em perigo, os humanos têm a capacidade de demonstrar aos seus pares que necessitam de ajuda. Mesmo quando estão a sós, se tiverem um telefone por perto, conseguem ligar para um número de emergência, como o 112, e pedir auxílio.

Mas, engane-se quem acha que somos os únicos com tal instinto de pedir ajuda quando em perigo. Um estudo da Universidade de Wurtzburgo, na Alemanha, referido pelo Mirror, chegou à conclusão de que as formigas matabele, quando estão feridas, libertam químicos a pedir a auxílio às companheiras.

Estas gigantes formigas pretas, muitas vezes vistas, em grande quantidade, a atravessar estradas ou colinas, estão espalhadas pela região do Saara e costumam sair em grupo para caçar, pelo menos quatro vezes por dia.

São também conhecidas por serem implacáveis com os seus oponentes. No entanto, também enfrentam dificuldades nas suas batalhas e, quando tal acontece, têm ao seu dispor um “comportamento de resgate”, segundo o estudo. Quando uma destas formigas é ferida, liberta substâncias químicas e as suas companheiras vêm rapidamente em seu auxílio.

A formiga ferida é depois levada de volta para o seu ninho, onde poderá recuperar para a caçada dos próximos dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório