Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Brasil investe 1,5 milhões para levar "Festas Juninas" a Portugal

O investimento da Embratur na mostra "Brasil Junino", que decorre a partir de hoje em Lisboa e passará ainda por outros países da Europa, foi de 1,5 milhões de euros, anunciou hoje um responsável da entidade brasileira.

Brasil investe 1,5 milhões para levar "Festas Juninas" a Portugal
Notícias ao Minuto

15:10 - 07/04/17 por Lusa

Mundo Tradições

"Nós estamos a apoiar uma parte do projeto e estamos a investir, no total, cinco milhões de reais (1,5 milhões de euros) na promoção do 'Brasil Junino'", disse à Lusa Tufi Michreff Neto, diretor de Administração e Finanças da Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo.

De acordo com Michreff Neto, o órgão oficial do turismo brasileiro viu neste projeto - do Instituto Brasileiro de Integração -- Cultura, Turismo e Cidadania (IBI) - "uma grande oportunidade para mostrar um outro lado da cultura, dentro da diversidade cultural que o Brasil possui, que são as 'Festas Juninas' (os Santos Populares)".

"A previsão é de 15 mil visitantes na mostra em Portugal e 40 mil no total, contando com as demais capitais europeias", afirmou o responsável da Embratur.

O "Brasil Junino" vai iniciar o giro europeu por Portugal - entre hoje e o dia 16 de abril em Lisboa, no Pavilhão de Portugal -, seguindo posteriormente para Espanha, Itália e França, fechando a programação europeia a 28 de maio.

"A entrada na mostra Brasil Junino é gratuita" ao público, assegurou o responsável da Embratur.

Michreff Neto referiu que as "Festas Juninas" são muito importantes, principalmente no nordeste do país, que "vive intensamente este período, como acontece com os Santos Populares em Portugal".

"Começar as nossas ações do 'Brasil Junino' por Portugal demonstra que consideramos este país muito importante para o mercado de turismo brasileiro", referiu o diretor da Embratur.

Segundo Michreff Neto, Portugal "é a principal porta de entrada do Brasil na Europa. A TAP tem vários voos para o Brasil, de norte a sul do país, o que é fundamental para o turismo brasileiro".

Em 2016, entre 160 mil e 170 mil portugueses visitaram o Brasil, adiantou Michreff Neto.

"A mostra traz um pouco das mais famosas 'Festas Juninas' brasileiras, nomeadamente em Campina Grande, no estado da Paraíba; em Caruaru, no Pernambuco; em São Luís, no Maranhão; em Mossoró, no Rio Grande do Norte; em Aracaju, em Sergipe; em Ceilândia, em Brasília, e o São João da Bahia, na Baía", disse Edilane Oliveira, presidente do IBI e também a idealizadora e curadora do evento.

Segundo o diretor da Embratur, os visitantes da mostra "vão vivenciar as danças, os trajes, a culinária, a música, as danças, enfim, tudo o que envolve as 'Festas Juninas' no Brasil".

"Nós temos uma ligação tão forte com as 'Festas Juninas' por conta dos portugueses. Toda a influência que nós temos, os trajes, nos tecidos, nos materiais das 'quadrilhas' juninas é portuguesa", acrescentou a presidente do IBI.

"Os portugueses vão enxergar-se dentro do que nós fazemos 'nas Festas Juninas', há um encontro de almas nesta história", acrescentou Edilane Oliveira.

A mostra contará também com painéis que exibirão vídeos e informações dos principais festejos brasileiros. Além disso, quem visitar poderá conhecer comidas e bebidas típicas e conferir exposição com registos das principais 'Festas Juninas' do Brasil.

Além disso, haverá uma programação cultural gratuita em vários pontos da cidade de Lisboa, incluindo exposições, intervenções artísticas, seminários de gastronomia e espetáculos ao vivo.

A inauguração do "Brasil Junino" acontecerá hoje, no Pavilhão de Portugal, num 'cocktail' de apresentação que será marcado pelos espetáculos de Lucy Alves, Os Gonzagas e o grupo Pé Cerrado. Posteriormente, haverá a abertura ao público, às 20:00, para a apresentação de espetáculos de música e dança.

No dia 16 de abril, a cantora Elba Ramalho, Os Gonzagas e o grupo Pé de Cerrado encerram a mostra "Brasil Junino" em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório