Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Supremo Tribunal vai decidir se testemunhas de Jeová devem ser banidas

Governo de Putin quer que o grupo religioso seja declarado uma organização extremista.

Supremo Tribunal vai decidir se testemunhas de Jeová devem ser banidas
Notícias ao Minuto

16:52 - 06/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Rússia

Está nas mãos do Supremo Tribunal da Rússia a decisão de banir as testemunhas de Jeová do país.

O tribunal vai apreciar um pedido do governo, que pretende que as testemunhas de Jeová sejam declaradas como uma organização extremista. Se decidir a favor do governo, o grupo religioso pode ser extinto e os seus locais de culto encerrados.

O ministro da Justiça do país já incluiu a sede deste grupo religioso, em São Petersburgo, numa lista de grupos extremistas, defendendo que as atividades das testemunhas de Jeová “violam a lei russa no combate ao extremismo” e que os seus panfletos incitam ao ódio contra outros grupos.

As testemunhas de Jeová já apresentaram uma queixa a pedir ao Tribunal de Justiça que considere que os seus membros estão a ser vítimas de repressão política e que a ação interposta pelo Ministro de Justiça é injustificada.

Refira-se que há 175 mil membros das testemunhas de Jeová na Rússia, espalhados pelas quase 400 delegações que existem no país. Mas esta não é a primeira minoria religiosa a sofrer limitações.

Em 2015, a igreja da Cientologia foi encerrada por uma decisão da justiça russa, que também já tinha ordenado em 2014 a deportação de missionários da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório