Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Unicef pede ajuda internacional para crianças no Peru

A Unicef vai pedir ajuda à comunidade internacional para assegurar o abastecimento de água e alimentos a crianças afetadas pelas inundações no Peru, informou na terça-feira a representante da organização no país, María Luisa Fornara.

Unicef pede ajuda internacional para crianças no Peru
Notícias ao Minuto

07:21 - 05/04/17 por Lusa

Mundo Inundações

Uma equipa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) visitou hoje o acampamento de refugiados, na região Piura, no norte do país, que acolhe família afetadas da cidade de Pozo de los Ramos, uma das destruídas pelo transbordamento do rio Piura.

"Vamos fazer esta semana um pedido de ajuda à comunidade internacional através dos organismos humanitários", disse Fornara em entrevista à agência noticiosa espanhola EFE, sublinhando que a dimensão da emergência excedeu o previsto.

"Fizemos um mapa do que precisamos e vamos trabalhar com o Governo", acrescentou a representante.

No acampamento, com tendas para cerca de 10 mil pessoas, há atualmente menos de metade, já que os homens preferem ficar no que resta das suas casas, a alguns quilómetros de distância. Assim, cerca de 40% dos refugiados são crianças.

Fornara explicou que a Unicef pode colocar latrinas e cisternas para fornecer saneamento e água, além de instalar espaços de lazer e fornecer papas nutritivas em situações de emergência.

"Para o fazermos precisamos de recursos, de mais do que temos normalmente, começámos a usar os nossos recursos para fornecer seis mil saquetas de sais de hidratação oral contra a diarreia", assinalou. "Para uma emergência destas, temos de pedir ajuda".

As inundações em Piura afetaram 287.336 pessoas, de acordo com dados da proteção civil peruana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório