Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente filipino destitui ministro do Interior acusado de corrupção

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, destituiu o ministro do Interior, Ismael Sueno, pelo seu alegado envolvimento num caso de corrupção, informaram hoje fontes do Governo.

Presidente filipino destitui ministro do Interior acusado de corrupção
Notícias ao Minuto

05:51 - 04/04/17 por Lusa

Mundo Rodrigo Duterte

O afastamento foi tornado oficial na tarde de segunda-feira devido à "perda de confiança" do Presidente após uma conversa com Sueno, anunciou hoje em comunicado o porta-voz do Gabinete Presidencial, Ernesto Abella.

"O Presidente já tinha feito algumas perguntas a Sueno, mas a destituição sumária serviu como uma advertência de que Duterte não aceitará decisões questionáveis ou legalmente insustentáveis por parte de nenhum membro da equipa (governativa)", indica o comunicado.

O texto agradece a intervenção do agora ex-ministro para convencer Duterte a candidatar-se às eleições em 2016, mas aponta que "isso não dissuadiu o Presidente a agora garantir um Governo de confiança que solucione problemas como a corrupção".

Apesar de o Gabinete Presidencial não ter oferecido mais explicações sobre os alegados atos corruptos de Sueno, os meios de comunicação filipinos indicam que a origem está numa carta enviada recentemente a Duterte por três subordinados do agora ex-ministro.

Na missiva, acusam Sueno de deter negócios de hotelaria e transporte de forma irregular em Cotabato del Sur e receber financiamento de organizações ilegais relacionadas com jogo.

O ex-ministro defendeu-se esta semana argumentando que recusou sempre propostas para realizar atos corruptos, mas a explicação parece não ter convencido Duterte.

O Presidente, famoso pela sua promessa de cortar pela raiz o crime, a droga e a corrupção, já despediu o seu ex-chefe de campanha, à frente da Administração Nacional de Irrigação, por alegadas atividades irregulares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório