Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

São Petersburgo: Número de mortos subiu para 11, três dias de luto

O governo russo atualizou o número de mortos resultantes da explosão no metro de São Petersburgo, na Rússia.

São Petersburgo: Número de mortos subiu para 11, três dias de luto
Notícias ao Minuto

16:22 - 03/04/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Rússia

O número de vítimas resultantes da explosão ocorrida esta segunda-feira, dia 3 de abril, no metro de São Petersburgo tem sofrido algumas variações. Primeiramente foram reportadas 10 mortes, depois o número foi revisto em baixa pelo Comité Nacional Antiterrorista russo e agora voltou a subir.

Contam-se, para já, onze mortes resultantes da explosão e, pelo menos, 39 feridos, de acordo com o noticiado pela CNN.

Entretanto, a explosão foi definida como ataque terrorista tanto pelo procurador-geral como pelo primeiro-ministro russo.

Foram decretados três dias de luto na segunda maior cidade da Rússia, que terão início amanhã, terça-feira.

Recorde-se que explodiu uma bomba, esta segunda-feira, entre as estações de metro Sennaia Ploshchad e Instituto Tecnológico, na linha azul do metro de São Petersburgo. Foram encontrados outros dois dispositivos que não explodiram.

Por esta mesma razão, todas as linhas de metro da cidade foram encerradas, para que possam ser inspecionadas pelas autoridades russas.

Estes explosivos foram descritos como de fabrico caseiro, com pregos no seu interior, para maximizar o número de fatalidades.

As opiniões são unânimes ao referir-se ao incidente como um ato terrorista, embora ainda não tenha sido reclamado por nenhuma organização. A presença de Vladimir Putin em São Petersburgo, onde ia participar numa cimeira com Alexander Lukashenko, presidente da Bielorrúsia, não parece ter sido uma coincidência. Sublinhe-se que a Rússia tem tido um papel ativo na intervenção militar na Síria.

Pode ver aqui as primeiras imagens do ataque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório