Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

São Petersburgo: Procurador-geral diz que se trata de "ato de terrorismo"

Explosão no metro de São Petersbrugo, esta segunda-feira, causou, pelo menos, nove mortos.

São Petersburgo: Procurador-geral diz que se trata de "ato de terrorismo"
Notícias ao Minuto

15:59 - 03/04/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Rússia

Alexander Kurennoy, procurador-geral russo, definiu a explosão no metro de São Petersburgo, esta segunda-feira, como um ato de terrorismo. “A explosão no metro de São Petersburgo foi um ato terrorista”, adiantou.

O representante indicou, ainda, em entrevista à estação de televisão Rossiya-24 que a investigação à explosão será profunda, para “esclarecer todos os aspetos que contribuíram para este ataque terrorista e impedir que aconteça algo semelhante no futuro".

O líder da comissão de segurança na câmara alta do Parlamento russo, Viktor Ozerov, já tinha afirmado algo do mesmo género. “Todos os sinais de um atentado terrorista estão lá. O conjunto de medidas contra o terrorismo no país falhou”, afirmou.

Entretanto, também o primeiro-ministro russo, Dimtry Medvedev, definiu a explosão como um "ataque terrorista", numa publicação feita no seu perfil de Facebook, de acordo com a CNN.

Recorde-se que explodiu uma bomba, entre as estações de metro Sennaia Ploshchad e Instituto Tecnológico, na linha azul do metro de São Petersburgo. Foram já encontrados dois dispositivos que não explodiram.

Por esta mesma razão, todas as linhas de metro da cidade foram encerradas, para que possam ser inspecionadas pelas autoridades russas.

As opiniões são unânimes ao referir-se ao incidente como um ato terrorista, embora ainda não tenha sido reclamado por nenhuma organização. A presença de Vladimir Putin em São Petersburgo, onde ia participar numa cimeira com Alexander Lukashenko, presidente da Bielorrúsia, não parece ter sido uma coincidência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório