Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Manifestantes e polícia confrontam-se no centro de Assunção

Dezenas de barricadas estão a arder nas ruas do centro de Assunção, na sequência de confrontos entre manifestantes e polícia que começaram na sexta-feira à tarde, no Congresso do Paraguai.

Manifestantes e polícia confrontam-se no centro de Assunção
Notícias ao Minuto

06:42 - 01/04/17 por Lusa

Mundo Paraguai

A polícia está a dispersar os manifestantes e agentes a cavalo encontram-se na zona do centro da capital paraguaia.

Junto ao Panteão dos Heróis, no centro histórico de Assunção, centenas de manifestantes incendiaram lixo e levantaram barricadas com mobiliário urbano para bloquear o avanço da polícia, que lançava granadas de gás lacrimogéneo e disparava balas de borracha.

Ao som de canções contra o governo do Presidente Horacio Cartes e gritos de "Ditadura nunca mais", os manifestantes tomaram o centro histórico da capital, transformado num campo de batalha.

Os incidentes começaram depois de 25 senadores, num total de 45, terem aprovado o projeto de revisão constitucional que permite a reeleição de Cartes. A Constituição paraguaia proíbe a reeleição presidencial.

A votação decorreu fora do plenário, nos gabinetes da Frente Guasú do ex-chefe de Estado Fernando Lugo e sem a presença dos restantes parlamentares, nem do presidente do Senado.

Os protestos mais violentos decorreram no Congresso (parlamento), onde centenas de opositores da emenda entraram no edifício, destruíram portas, barreiras e compartimentos e incendiaram alguns locais.

A revisão tem de ser ratificada hoje pela Câmara dos Deputados, onde o governo é maioritário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório