Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

EUA acusam Venezuela de minar enormemente as instituições democráticas

O Departamento de Estado dos EUA emitiu hoje um comunicado no qual acusa o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (STJ) de "minar a democracia", ao atribuir-se de competências parlamentares.

EUA acusam Venezuela de minar enormemente as instituições democráticas
Notícias ao Minuto

23:40 - 30/03/17 por Lusa

Mundo Supremo Tribunal de Justiça

"A decisão do STJ mina enormemente as instituições democráticas. Os EUA condenam a decisão do STJ de usurpar os poderes da Assembleia Nacional, elegida democraticamente", explica um comunicado publicado na página do Departamento de Estado na Internet.

Segundo o Departamento norte-americano, "essa rutura das normas democráticas e constitucionais prejudica em grande medida as instituições democráticas da Venezuela e nega ao povo venezuelano o direito de moldar o futuro do seu país, através dos seus representantes [deputados] eleitos".

"Consideramos que é um grave revés para a democracia na Venezuela", sublinha.

O comunicado explica que "as democracias do hemisfério ocidental, reuniram-se esta semana em Conselho Permanente da Organização de Estados Americanos (OEA) e pediram à Venezuela que respeite as suas instituições democráticas, enquanto procura uma solução negociada para a sua crise política, económica e humanitária".

"Pedimos ao Governo da Venezuela que permite à Assembleia Nacional, democraticamente eleita que desempenhe as suas funções constitucionais, que realize eleições (regionais) o mais breve possível e que liberte imediatamente todos os presos políticos".

O comunicado conclui explicando que, "em vez de descartar as instituições democráticas da Venezuela, o Governo venezuelano deve cumprir com os compromissos que assumiu durante o diálogo de 2016 (com a oposição sob a mediação da Unasul e do Vaticano), com as suas obrigações, com o seu próprio povo e com os seus compromissos constantes da Carta Democrática Inter-americana".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório