Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Netanyahu reitera intenção de contruir novo colonato na faixa de Gaza

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, reiterou hoje a intenção de criar um novo colonato israelita na zona ocupada da faixa de Gaza, o primeiro em mais de 20 anos, apesar das preocupações que a medida suscitou a nível internacional.

Netanyahu reitera intenção de contruir novo colonato na faixa de Gaza
Notícias ao Minuto

16:53 - 30/03/17 por Lusa

Mundo Israel

"Prometi criar uma comunidade nova, vamos respeitar esse compromisso e criá-la hoje", afirmou Netanyahu através de um comunicado, divulgado pela sua assessoria de comunicação, antes de um encontro do seu gabinete de segurança esta noite.

O primeiro-ministro israelita acrescentou que nas próximas horas serão divulgados pormenores sobre a decisão.

Netanyahu já tinha anunciado que pretende construir um novo colonato para residentes no posto avançado israelita na faixa de Gaza conhecido por "Amona", evacuado por ordem do tribunal em fevereiro último.

A construção de um colonato com a chancela do Governo seria a primeira dos últimos 20 anos e está a merecer as críticas internacionais.

A construção nas zonas palestinianas ocupadas da Cisjordânia e faixa de Gaza tem passado nos últimos anos pela expansão dos colonatos existentes, com vários países a alertarem para o facto de esta situação estar a desbaratar as possibilidades de uma solução de paz com os palestinianos.

Netanyahu tem mantido discussões com a administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, com o objetivo de levar por diante a construção do colonato.

Trump tem emitido sinais contraditórios de apoio ao Governo israelita, mas pedindo também a Telavive para esperar um pouco antes de decidir construir novos colonatos, ao mesmo tempo que a sua administração tem tentado reiniciar as conversações israelo-palestinianas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório