Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Violou adolescente mas foi absolvido por não ter tido prazer

Factos remontam a 2015 e envolvem um grupo de quatro jovens que violaram uma adolescente de 17 anos numa festa de passagem de ano. "Não houve intenção carnal", disse o juiz.

Violou adolescente mas foi absolvido por não ter tido prazer
Notícias ao Minuto

21:28 - 29/03/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo México

Diego Cruz, de 21 anos, faz parte de um grupo de quatro jovens conhecidos como os 'Los Porkys', acusados de violar uma adolescente de 17 anos, no primeiro dia de 2015. Diego foi agora absolvido por um juiz mexicano, com base no argumento de que não houve "intenção carnal" no ato cometido.

A decisão do juiz Anuar González foi tornada pública esta segunda-feira, conforme faz nota o jornal britânico The Guardian. Considerou então González que, apesar de Diego estar acusado de ter tocado nos seios da jovem e de ter levado a cabo a penetração com os dedos, este não agiu com "intenção carnal", isto é, com intenção de obter prazer.

Por essa razão, não foi considerado culpado de violação. Além disso, o juiz entendeu ainda que, embora a vítima tivesse 17 anos e tivesse sido forçada a entrar no carro dos atacantes, não era "indefesa".

A decisão do juiz está a captar a atenção dos média e a gerar muita controvérsia, particularmente no seio de ativistas de género, e a suscitar o debate em torno do facto de os interesses políticos e económicos estarem acima da lei.

"Ele tocou-lhe sexualmente, mas não gostou, não é abuso sexual?", perguntou Estefania Vela Barva, uma ativista direcionada para as questões de género.

"Mesmo que não haja prazer no ato, houve intenção de humilhar. Eles tocaram-lhe, importunaram-na, mas para o juiz, se a intenção não era ter prazer já não é violação", indignou-se.  

Aquando dos factos, o caso dos 'Los Porkys' foi muito polémico, uma vez que os quatro jovens pertenciam a famílias de elite de Veracruz, no México. Dois dos outros três jovens do grupo estão acusados de violação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório