Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Bob Dylan vai receber o Nobel da Literatura este fim de semana

Músico vai aceitar prémio da academia sueca.

Bob Dylan vai receber o Nobel da Literatura este fim de semana
Notícias ao Minuto

11:42 - 29/03/17 por Carolina Rico

Mundo Prémios

Mais de três meses após a atribuição, Bob Dylan decidiu aceitar o Nobel da Literatura. Vai recebe-lo este fim de semana em Estocolmo.

Segundo avança a agência AFP, o músico vai dar três concertos na Suécia e aproveita a ocasião para receber os mais de oito milhões de coroas suecas (cerca de 824 mil euros).

A tradição exige que o laureado ofereça um discurso aos seus benfeitores, a chamada 'palestra Nobel', em qualquer formato (pode até ser um vídeo ou uma canção). Não se sabe quais são os planos do músico para o fazer.

Segundo a secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, a medalha e o diploma do prémio Nobel da Literatura serão entregues  de forma privada, na presença de um pequeno grupo de pessoas e sem comunicação social.

Recorde-se que Bob Dylan nunca respondeu às tentativas de contacto da academia sueca e faltou à cerimónia de entrega do prémio, em dezembro.

Os espectáculos, dois em Estocolmo este fim de semana e um em Lund, no dia 9, foram agendados antes de Dylan saber que seria laureado.

Em outubro do ano passado, o cantor e compositor norte-americano foi distinguido com o Nobel da Literatura "por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório