Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2019
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 25º

Edição

Escócia vota a favor de novo referendo pela independência

Parlamento escocês votou esta terça-feira a favor de um novo referendo pela independência, com 69 votos a favor e 59 contra.

Escócia vota a favor de novo referendo pela independência

O parlamento da Escócia aprovou esta terça-feira uma moção - com 69 votos a favor e 59 votos contra - que solicita ao Governo de Londres a realização de um novo referendo sobre a independência.

O parlamento alinha assim com as intenções da primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, numa decisão inédita que pode significar a saída da Escócia do Reino Unido.

Nicola Sturgeon, depois de ouvir Theresa May proferir a intenção de abandonar o mercado único europeu e de limitar a entrada de imigrantes provenientes da União Europeia, avisou que um referendo sobre a independência do país seria “inevitável”, uma vez que o plano da sua homóloga britânica era “economicamente catastrófico”.

Theresa May já indicou que irá impedir um outro referendo enquanto o Brexit estiver a decorrer, o que deixa em aberto a possibilidade deste acontecer em 2018.

O Reino Unido referendou o 'Brexit' no verão passado e a opção "sair" ganhou globalmente com 52% contra 48%. No entanto, na Escócia os eleitores votaram maioritariamente contra a saída da UE.

O parlamento regional escocês em Edimburgo votou hoje uma autorização para que Sturgeon insista com a primeira-ministra britânica, Theresa May, que considera a questão da independência escocesa já decidida.

Em 2014 a Escócia realizou um referendo sobre o assunto, no qual a opção independência perdeu por escassa margem.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório