Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Israel ignorou resolução da ONU contra os colonatos

Israel ignorou a resolução das Nações Unidos que exigia a suspensão da construção de colonatos em território palestiniano ocupado, disse na sexta-feira o enviado da ONU para a paz no Médio Oriente.

Israel ignorou resolução da ONU contra os colonatos
Notícias ao Minuto

06:10 - 25/03/17 por Lusa

Mundo Diplomata

Apesar de a resolução do Conselho de Segurança da ONU ter passado a 23 de dezembro, exigindo que Israel parasse imediatamente com todas as construções de colonatos, "nenhuma dessas medidas foi tomada", disse Nickolay Mladenov no seu primeiro relatório ao conselho desde que a resolução foi adotada.

"Os anúncios de Israel sobre o aumento dos colonatos ilegais em janeiro são profundamente perturbadores", disse.

Em janeiro, Israel fez cinco anúncios de construção de colonatos, que totalizaram mais de seis mil casas na Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

No início de fevereiro, Israel declarou a sua intenção de construir aquilo que o grupo anti-colonatos Peace Now diz ser o primeiro novo colonato do Governo israelita desde 1992.

Mladenov expressou também preocupação com a aprovação, pelo parlamento israelita, de uma nova lei sobre colonatos, a 06 de fevereiro, que legaliza com retroatividade dezenas de construções judias e milhares de casas de colonos construídas em terrenos privados palestinianos na Cisjordânia ocupada.

A nova lei vai permitir a Israel apreender legalmente terrenos privados palestinianos em que os israelitas realizaram construções sem saberem que eram propriedade privada ou porque o Estado o permitiu.

Os proprietários palestinianos vão ser compensados financeiramente ou com outros terrenos.

Mladenov disse que a lei representa uma grande mudança na posição de Israel em relação à questão da legalidade nos territórios palestinianos ocupados.

Os colonatos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental são ilegais ao abrigo da lei internacional e representam um impedimento à paz, ao serem construídos em terrenos que os palestinianos querem para o seu próprio Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório