Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Época das chuvas no Peru já provocou 78 mortos

As inundações ocorridas no Peru desde dezembro já provocaram 78 mortos, prejuízos a 101.104 pessoas e afetaram 643.216, segundo o relatório divulgado hoje pelo Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN).

Época das chuvas no Peru já provocou 78 mortos
Notícias ao Minuto

20:24 - 21/03/17 por Lusa

Mundo Inundações

No documento, que recolhe a informação desde que começou a temporada de chuvas em dezembro, destacou-se que também foram afetadas 141.149 habitações.

Segundo o COEN, mantém-se o alerta para o possível transbordo de rios em várias regiões do país e o encerramento de 23 portos, devido à ondulação anómala no litoral peruano.

As escolas e instituições de ensino superior na área metropolitana de Lima estão suspensas.

O Presidente do Perú, Pedro Pablo Kuczynski, deslocou-se hoje ao norte do país para supervisionar as zonas afetadas e participar em reuniões com os representantes do Centro de Operações de Emergência Regional de Trujillo e Piura.

Kuczynski assegurou que a ajuda da Venezuela será "obviamente bem-vinda", apesar de as reações bilaterais estarem tensas devido a uma troca de declarações agrestes entre os presidentes dos dois países.

Há uma semana, o Governo peruano chamou para consultas o seu embaixador em Caracas, na sequência de declarações de Nicolas Maduro e do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Delcy Rodríguez, chamando "cobarde" e "cãozinho simpático do império" a Kuczynski.

A ajuda da Venezuela vai somar-se à já prestada por Colômbia, Equador, Chile e Paraguay, enquanto são esperadas nas próximas horas ajuda proveniente de Argentina, Brasil e Uruguai.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório