Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

FBI investiga sites de notícias falsas a favor de Trump

Autoridades deixam ainda em aberto a possibilidade de certas notícias (falsas), serem criadas por bots.

FBI investiga sites de notícias falsas a favor de Trump
Notícias ao Minuto

18:26 - 21/03/17 por João Oliveira

Mundo Imprensa

Na mesma altura em que foi levantado o véu e se investiga uma possível interferência russa nas eleições norte-americanas, rapidamente a administração de Trump se serviu de uma notícia lançada pela Fox News e que alegava a prática de espionagem de Barack Obama às conversas que o multimilionário tinha na Casa Branca.

Uma veio a revelar-se ser verdadeira e a outra nem por isso. As investigações do FBI sobre as ligações dos EUA à Russia ainda estão a ser investigadas, ao passo que a falsa notícia da Fox News não chegou a merecer grande atenção das autoridades por falta de evidência.

Algo é certo: Sempre que Trump surge como protagonista de uma polémica, uma outra nasce em seu favor. É por isso mesmo que o FBI está a equacionar investigar sites noticiosos de ideologia extrema-direita que não tardam em criar falsas notícias para desviar as atenções da nova administração da Casa Branca.

Em cima da mesa está até, segundo o The Independent, o recurso a bots (máquinas automáticas) para escreverem notícias a favor de Donald Trump em sites como o Breitbard, publicação antigamente cofundada e liderada por Steve Bannon, que hoje assume o papel de principal conselheiro do magnata do imobiliário.

Refira-se, por exemplo, que foi o Breitbart a publicação a escrever no Twitter – sem qualquer fundamento – que cerca de três milhões de pessoas tinham votado ilegalmente durante as últimas eleições norte-americanas, números esses que nunca chegaram a ser provados por ninguém, nem mesmo por Donald Trump.

As autoridades acreditam, por isso, que esta prática não é de agora e que já se alonga desde que o sucessor de Obama se tornou no candidato principal dos Republicanos à presidência dos Estados Unidos e, além disso, que publicações como o Breitbart, a InfoWars, a RT News ou a Sputnik News tenham textos preparados e prontos a serem lançados para desviar as atenções de qualquer polémica ou facto constrangedor em que Trump esteja envolvido, sendo por isso alvo de futuras investigações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório